PARTICIPAR
Uma forma simples de agregar conteúdos na rede é partilhar uma opinião.
- Vê um filme (no cinema, na televisão ou nas plataformas de streaming, como a Netflix, HBO, Amazon, Filmin, etc.), avalia-o de acordo com a escala preestabelecida e faz-lhe um comentário pessoal numa rede social.
- Lê um romance no Kindle, iPad ou outro dispositivo, e avalia-o com uma pontuação e um comentário. Permite que o sistema registe os excertos que sublinhaste no teu processo de leitura, para fins estatísticos.
- Foste a um hotel e a um restaurante, numa viagem com os teus pais. Vai ao Tripadvisor, pontua e comenta a tua experiência nesses locais.

Outra forma de agregar conteúdos é a “folksonomia”, que consiste em etiquetar um conteúdo com uma palavra. Chama-se “folksonomia” (de folk, ou gente em inglês) porque é uma maneira popular e cooperativa de classificar os conteúdos.
- Assististe a um festival de música rock e tiraste muitas fotografias. Colocaste-as no Instagram e denominaste-as usando uma palavra (#Festinti, #RockinRio, #Fest2022, #JovensMúsicos, #nosalive2022, etc.) para que os teus amigos as encontrem.
- Gostas de fotos do pôr do Sol. Coloca-as no Flickr e identifica-as com uma etiqueta (sunset, por exemplo) para as partilhares com todos.
- Procura no Spotify as músicas de que gostas, dá-lhes um nome e cria uma lista de reprodução com essa designação.
Realizaste alguma vez um ou mais dos 6 exemplos anteriores? Quais? Realizaste outro tipo de agregação noutros sites ou sobre outros temas? Explica em que é que o teu exemplo é original. Usa os comentários para partilhares a tua experiência.