Fanfic, o que é? Que obras te podem interessar?

primeira_pagina_overparticipar_overexplorar_overresponder_over

APRENDER

O termo fanfic ou fanfiction resulta da abreviatura das palavras inglesas fanatic (fã) e de fiction (ficção) e pode ser traduzido para português como ficção dos fãs ou ficção-mania.

Refere-se a uma narrativa escrita que recria livremente o universo, os protagonistas, o ambiente e a trama de uma obra popular: um romance, um filme, uma banda desenhada, um videojogo. Por exemplo, os seguidores (fãs) de O Senhor dos Anéis (de J. R. R. Tolkien), da banda desenhada Naruto ou da série de televisão Lost (Perdidos) escrevem novas aventuras para as personagens dessas obras, inventando capítulos posteriores (sequelas) ou anteriores (prequelas), acrescentando elementos que não existiam no original: explicar a infância de Frodo, uma viagem de Naruto ao espaço ou uma visita dos protagonistas de Lost à vila onde vive o autor da fanfic.

fanfic

Uma das obras que mereceu mais fanfics de sempre é a série de romances e de filmes em torno do aprendiz de feiticeiro Harry Potter.

Na prática, a fanfic escreve-se em capítulos curtos, que são publicados em sítios especializados. O autor descreve a sua obra com um título e algumas indicações para os leitores: obra em que se baseia, tema, personagem principal, etc. Os seguidores dessa obra leem cada capítulo e comentam-no em linha com os outros leitores e com o próprio autor, que pode responder. Desta forma, a publicação de novos capítulos acompanha os comentários dos próprios leitores, que podem ser de qualquer parte do mundo.

A origem da actual fanfic remonta a 1966, aquando do boom provocado pela série televisiva Star Trek: os seus fervorosos fãs, os famosos trekkers, começaram a fundar clubes e a organizar reuniões para partilharem a sua paixão pela série, vestir fatos dos protagonistas, o capitão Kirk ou o tenente Spock, aprender a língua klingon dos alienígenas ou trocar entre si novas aventuras, de criação própria, onde desenvolveram personagens e elementos secundários para a série.Esses textos foram publicados em fanzines (de fan's magazine), revistas normalmente não profissionais para fãs ou seguidores de uma obra. Bastantes anos mais tarde, a chegada da rede facilitou a colaboração, a publicação e a troca em linha dessas séries.

Convém esclarecer que a fanfic não é algo novo ou recente. No decorrer da História, os clássicos populares em todas as épocas, como Homero, as tragédias gregas, o D. Quixote de Cervantes ou Os Lusíadas de Camões, foram objeto de sequelas, cópias e paródias, que divertiram os leitores. Pode dizer-se que a fanfic é apenas um formato contemporâneo e digital de literatura popular de paródia ou de apropriação de obras clássicas. O que é interessante na fanfic é que é um fenómeno juvenil relacionado com a cultura mediática, o cinema, a TV as grandes obras, que mobilizou muitos leitores e escritores à margem das convenções tradicionais.

primeira_pagina_overparticipar_overexplorar_overresponder_over