Pesquisas informação de forma eficaz?

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APRENDER

Para isso, tens de saber procurar, navegar e avaliar informação em linha.

- Como se pesquisa informação na rede? 

- O que é um bom termo de pesquisa? 

- Como se limitam as pesquisas? 

- O que é a função autocompletar?

Pesquisamos informações muitas vezes, todos os dias ou todas as semanas: podemos usar um motor de busca, escolher um termo de pesquisa, avaliar os resultados encontrados, selecionar um e utilizar a informação para satisfazer uma necessidade.

Tudo (ou quase tudo) se encontra à distância de um clique, mas devemos saber como encontrar o que de facto procuramos e como distinguir o bom (material fiável, atualizado e honesto) do mau (informação falsa ou exagerada).

Existam várias empresas que oferecem sistemas de pesquisa da informação (ver mais abaixo alguns dos mais conhecidos), mas o motor de busca mais famoso é o Google Search, que é o mais usado em todo o mundo. O vídeo How Search Works explica como funcionam os motores de busca.

A Google é uma empresa norte-americana que oferece numerosos programas e recursos na rede para todos os internautas e que ganha dinheiro a partir de várias fontes de publicidade, nomeadamente das empresas que pagam para aparecer nos resultados de uma pesquisa, para associar anúncios a serviços como o correio eletrónico, para obter informação dos hábitos dos consumidores, etc.

O que deves ter em conta para usar eficazmente os motores de busca?

a) Função autocompletar

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Quando começas a escrever uma palavra no motor de busca, abre-se por baixo uma janela que te sugere palavras ou expressões completas que começam com as letras que escreveste; estas sugestões vão mudando à medida que escreves mais letras ou as corriges. Esta função denomina-se autocompletar e permite:

  • Corrigir os erros tipográficos ou ortográficos;
  • Ganhar tempo, uma vez que não terás de escrever toda a palavra ou expressão, bastando-te escolher uma das sugestões;
  • Obter termos adequados ao tema que pesquisas (e que podes desconhecer);
  • Encontrar temas mais populares que outros internautas pesquisaram previamente.
Vale a pena confiar no que te é proposto, pois é bem provável que estejas à procura de um dos termos que te são sugeridos.

b) Termo de pesquisa

A escolha deste termo é um aspeto fundamental da pesquisa, porque a informação está armazenada e etiquetada na rede de acordo com esses termos. Por isso, um termo adequado oferece resultados precisos e diretamente relacionados com o que se procura, enquanto um termo errado ou demasiado genérico leva a resultados irrelevantes e a uma imensa perda de tempo.

Alguns conselhos para a escolha do termo de pesquisa:

  • Preferir palavras mais específicas (fémur ou pardal) às gerais (osso ou pássaro);
  • Evitar caracteres especiais (acentos, trema) e sinais de pontuação (vírgula, ponto);
  • Evitar palavras de valor exclusivamente gramatical (artigos, preposições) ou de sentido vago (coisa, tema);
  • Usar símbolos específicos, como $ para pesquisar o custo de algum produto;
  • Testar os vários resultados obtidos numa pesquisa, combinando os pontos anteriores.

c) Operadores booleanos

Os motores de busca usam vários códigos ou símbolos que permitem limitar a pesquisa e obter resultados mais precisos. Algumas sugestões práticas:

  • Combina termos de pesquisa (por exemplo, iogurte e kefir) para encontrar resultados em que essas palavras apareçam em qualquer posição e ordem;
  • Usa as aspas (por exemplo, “iogurte kefir”) para encontrar resultados que contenham exatamente essas palavras e pela mesma ordem;
  • Usa a expressão OR (por exemplo, iogurte OR kefir) para encontrar resultados com uma ou outra palavra;
  • Usa o asterisco (por exemplo iogurte*) para encontrar resultados que contenham a palavra iogurte com qualquer outra especificação;
  • Testa os exemplos anteriores ou experimenta outro tema do teu interesse nos domínios da música, do desporto, dos jogos ou da banda desenhada.

d) Parâmetros de pesquisa

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Os motores de busca permitem realizar pesquisas avançadas em que, para além de escolher um termo de pesquisa, podes definir algumas características dos resultados, como as seguintes:

  • a língua;
  • o formato do resultado (html, pdf, doc);
  • a data em que o resultado foi publicado;
  • o lugar (país) de origem do recurso ou o domínio, etc.

Alternativas ao Google

DuckDuckGo

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Lançado em 2008, o DuckDuckGo é um principais motores de busca com recursos para proteger a privacidade dos utilizadores, pois assegura não fazer rastreamentos ou armazenamento de históricos de pesquisa. O DuckDuckGo foi uma das primeiros serviços a apontar o efeito de “bolha de filtro”, criado por motores de buscas que tentam prever gostos e preferências de utilizadores.

Boardreader

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Com um visual minimalista e prático, o Boardreader  é um motor de busca especializado em conteúdos publicados em fóruns e quadros de mensagens.

Qwant

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O Qwant é um motor de busca francês que, à semelhança do DuckDuckGo, também não rastreia pesquisas dos utilizadores e nem utiliza os seus dados pessoais para fins de publicidade, estando de de acordo com a lei europeia de proteção de dados GDPR (General Data Privacy Regulation).

CC Search

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Especializado na pesquisa de conteúdos gratuitos e e de utilização livre , o CC Search integra o repositório de plataformas como o Flickr, Soundcloud, YouTube, Google Imagens etc.,  e apenas apresenta resultados com a licença Creative Commons.

Em suma:

A utilização de motores de busca é uma tarefa muito mais complexa do que parece. Se aprendermos a usar estes motores de maneira eficaz, ganharemos tempo e ficaremos mais bem informados.

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