Que diferenças há entre um poema ou um conto publicado em papel e na rede?

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overresponder_over

EXPLORAR

Com a chegada da rede, muitas empresas, instituições e organizações começaram a digitalizar obras da literatura, mas também de outras áreas, como a ciência, o jornalismo, a história, etc. para que sejam mais acessíveis aos leitores e a toda a comunidade. Um dos exemplos mais conhecidos é o Google Livros, que digitalizou milhares de livros que estão total ou parcialmente acessíveis na rede, de forma gratuita.

Google Livros
Página inicial do Google Livros

No campo da literatura, são muito importantes os repositórios ou bases de dados de textos literários de bibliotecas públicas, universidades, organizações sem fins lucrativos ou projetos de investigação. Podem ser repositórios de escrita, áudio, vídeo ou dados (listas de autores e obras, editoras, datas, traduções). Aí encontramos material literário muito diverso: obras escritas originais (primeiras edições, versões manuscritas com notas); ficheiros áudio de poemas recitados pelos autores ou por declamadores profissionais; vídeos de entrevistas a autores; videoclips, etc. Trata-se de um património cultural muito importante de uma língua e de uma cultura.

Explora os seguintes repositórios de literatura e cultura e escolhe os que mais te interessem:

Nos repositórios anteriores, procura dois poemas, contos ou autores de que gostes para recomendares aos teus colegas. Coloca as recomendações no teu caderno ou nos comentários a esta secção.

Como verificaste na atividade anterior, existem muitos formatos literários na rede, para além dos livros tradicionais, como romances, contos ou poesia. Também encontramos literatura na música (fado, raprocksalsa), na arte visual (banda desenhada, novela gráfica) ou no cinema (curtas-metragens, longas-metragens, séries de televisão). Também se apresentam e partilham conteúdos literários e culturais é a partir de blogues temáticos, sejam eles coletivos ou coletivos.

Explora a seguinte seleção de blogues sobre temas culturais diversos e escolhe os teus preferidos:

E tu, conheces alguma outra página (blogue, fórum ou sítio) sobre temas relacionados com a literatura e com a cultura? Achas que os teus colegas gostariam de a consultar? Escreve uma recomendação de um sítio que não tenha sido mencionado nesta secção e que possa interessar aos teus colegas; faz um comentário com os dados fundamentais: título, endereço na rede, autor, interesse, razões da tua recomendação, etc.

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overresponder_over

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s