Pesquisas informação de forma eficaz?

primeira_pagina_overaprender_overexplorar_overresponder_over

PARTICIPAR

Propomos-te uma atividade para partilhares e contribuíres com a tua opinião.

Antes de a realizares, tem em conta que:

Cada recurso tem um endereço ou URL (Uniform Resource Locator) e uma estrutura predeterminada, que identificam o computador, o diretório e o domínio que o aloja. Assim .pt refere-se a Portugal e .uk a United Kingdom.

A informação básica de um recurso é dada pela resposta às questões fundamentais: Quem? O quê? Porquê? Onde? Quando?

  • Autoria: Quem fez o sítio? Um indivíduo? Uma instituição? É claro quem é o autor? E o proprietário? Qual a sua credibilidade? É conhecido? Onde é a sua sede? Tem morada, telefone, correio eletrónico? Responde às reclamações com rapidez? Estes dados aparecem habitualmente em ligações como “Créditos”, “Quem somos?” ou «Acerca». Estas são questões de grande relevância.
  • Objetivo e conteúdo: Qual o objetivo do sítio? Existe alguma declaração explícita? Que informações dá? São suficientes? São coerentes com o perfil do autor? Por exemplo, um sítio sobre animais, uma ONG ecológica, uma loja de animais ou um cidadão anónimo? As informações são fiáveis? Especificam as fontes? Que fiabilidade têm? Que níveis de segurança oferecem?
  • Destinatários: A quem se dirige? Estão explicitados na rede? Que conhecimentos ou interesses pressupõem?
  • Data: Quando teve início? O sítio é atualizado com frequência? Há relatórios?
  • Usabilidade: Há dados sobre navegação e utilização? Tem um índice? É prático? As ligações são claras? E a estrutura dos conteúdos? As páginas têm título e situam o cibernauta? Admite pesquisas por palavras? Abre com facilidade?
  • Conteúdo, fontes, referências: Os dados são científicos? Foram diretamente retirados da fonte? São citadas as referências principais?
  • Ligações com outros sítios: O número de ligações que conduzem a um sítio, constitui um dos indicadores utilizados para avaliar a fiabilidade. Por exemplo, para avaliar a fiabilidade de blitz.sapo.pt , pesquisamos num motor de busca a hiperligação: se obtivermos um elevado número de resultados, é um bom indicador de que o sítio em causa é fiável.
  • Contador de visitas: Os sítios que permitem o acesso ao contador de visitas não só fornecem dados sobre o número de visitas que recebem diária ou mensalmente, como sobre a sua proveniência, através da extensão final do respetivo endereço. A presença deste contador é também sinal de transparência.
  • Livro de visitas ou comentários: Os indicadores de visitas recebidas por um recurso (número, procedência, antiguidade, etc.) ou os comentários são bons índices de qualidade e fiabilidade.
  • Redes: Alguns sítios associam-se entre si para formar redes e associações: uma rede de professores de língua estrangeira, uma associação de colecionadores de selos, uma rede de fãs de banda desenhada, etc. O facto de um sítio desconhecido pertencer a uma rede conhecida é um indicativo de fiabilidade.
  • Reconhecimento: Alguns sítios incluem informação sobre os prémios, distinções ou valorizações que obtiveram. Este aspeto é um bom indício, caso se trate de prémios públicos e reconhecidos.

(Fragmento adaptado de D. Cassany. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama. 2006.)

Atividade

Faz as perguntas que se seguem a duas ou três pessoas da tua família e amigos, e verifica como escolhem os resultados na rede:

  • Que pesquisas fizeram nos últimos dias?
  • Que sítios consideraram bons ou fiáveis?
  • Que sítios consideraram maus ou pouco recomendáveis?
  • Que critérios ou aspetos têm em conta para considerarem um resultado fiável?

Resume as respostas num texto breve, publica-o nos comentários a esta página e partilha-o na rede (usa o hashtag #mild_pesquisa)

A avaliação de resultados é de grande importância na pesquisa de informação, obrigando à aplicação dos procedimentos enunciados.

primeira_pagina_overaprender_overexplorar_overresponder_over

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s