Acreditas nas notícias?

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overresponder_over

EXPLORAR

Recurso 1

A 28 de agosto de 2016, os media portugueses (entre eles o Expresso) noticiaram a morte de um jovem de 14 anos, em Gondomar (Porto) na sequência de agressões por parte de um outro jovem, de 17 anos. A fonte da notícia era insuspeita: a Polícia de Segurança Pública (PSP). No dia seguinte, a Polícia Judiciária desmentiu a morte do jovem, tendo os media (entre eles o Sapo24, PSP usou “fonte não oficial” para divulgar alegada morte de jovem em Gondomar) noticiado que a PSP baseara a sua informação numa fonte não oficial. O jovem acabou por falecer, conforme noticiado (por exemplo pelo Jornal I) a 30 de agosto. Este é um caso em que os media podem ser enganados pelas fontes, mesmo pelas oficiais.

psp

Recurso 2

Era uma vez um arrastão – Documentário da jornalista Diana Andringa (1 de julho de 2005). Vídeo com a duração de cerca de 20 minutos, que procura perceber como a grande maioria dos media portugueses se enganou confortavelmente, relatando um não-acontecimento.

Recurso 4

Por que razão não há boas notícias de África nos media? – Artigo do jornalista Vitor Tomé, publicado no Observatório Europeu do Jornalismo (2015), acerca da sub-representação de certos grupos sociais nos media europeus.

noticiasAfrica

Recurso 5

L’AFP et la mort démentie de Martin Bouygues : le film des événements – Artigo da edição do jornal francês Le Monde, procurando compreender como a Agence France-Presse noticiou, erradamente, a morte do industrial gaulês Martin Bouygues, em fevereiro de 2015.

Recurso 7

Trailer oficial do filme Verdade ou mentira (Shattered Glass)

Recurso 11

Quadro da European Association for Viewers Interests: “Beyond Fake News – 10 – Types of Misleading Information”

PT-EAVI-Fakenews-Pict

Recurso 12

Explorers of the Digital Ocean

Animação criada no âmbito do Dia Internacional da Verificação de Factos (International Fact-Checking Day), que se assinala em todo o mundo a 2 de abril, com o intuito de ensinar crianças e jovens a detetar notícias falsas.

Recurso 13

Pequenos vídeos sobre notícias falsas

Diz não às notícias falsas –  Como identificar notícias falsas

 
Cidadão Ciberinformado – O que são as fake news e porque nos preocupam
 
Cidadão Ciberinformado – 3 questões essenciais para validar uma notícia
 

Recurso 14

Como se espalham as notícias falsas — Noah Tavlin

Recurso 15

Materiais em português para um jogo de RPG que ajuda os jovens a entenderem os fundamentos da verificação de factos (fact checking) e a navegarem no oceano da desinformação, ao mesmo tempo que estimula o espírito crítico, a capacidade de diálogo e competências analíticas.

Recurso 16

A importância do ângulo na imagem fotográfica.

Durante a pandemia de Covid-19, um fotógrafo tirou fotografias de ângulos diferentes que contam histórias diferentes relativamente às recomendações de afastamento físico em vigor.

Recurso 17

Quem regula os jornalistas?

Vídeo do Centro Nacional de Cibersegurança foi produzido no âmbito do Curso “Cidadão Ciberinformado”, criado em em parceria com a Agência Lusa.

Explica como pode um cidadão reclamar de um conteúdo jornalístico, bem como o tipo de escrutínio a que os jornalistas estão sujeitos no exercício da sua profissão.

Recurso 18

Vídeos manipulados

Artigo da PICCLE (plataforma de criação, agregação e curadoria de conteúdos dirigida ao desenvolvimento das competências de leitura, escrita, informação, media e digitais dos jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário) sobre a manipulação de vídeos.

Recurso 19

Cidadão Ciberinformado – O que é a desinformação

Recurso 20

Verdade, mentira e manipulação na internet

Programa Fronteiras XXI (5min54s) da RTP sobre manipulação nas redes sociais.

Recurso 21

Cidadão Ciberinformado – O que é o deepfake

Recurso 22

image

Jornalismo, Fake News &DesinformaçãoCherilyn Ireton e Julie PosettiManual para Educação e Treinamento em Jornalismo – Publicação da UNESCO (PDF, 129p)

Recurso 23

after-truth

After Truth: Disinformation and the Cost of Fake News

Na era das redes sociais, este documentário da HBO analisa o fenómeno ascendente das “notícias falsas” nos EUA e o impacto dessa desinformação, das teorias da conspiração e das notícias falsas sobre o cidadão comum.

Informação HBO

IMDB

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overresponder_over

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s