EXPLORAR
Recurso 1
Olhos nas redes sociais
Very funny cartoon animation about smartphone addiction – Este vídeo mostra uma perspetiva de como pode evoluir a fixação nas redes sociais. Diverte-te e partilha.
Recurso 2
Vício no Facebook
380 mil jovens portugueses são viciados no Facebook – Aqui tens uma notícia da revista Sábado onde é apresentado um estudo sobre a adição ao Facebook em Portugal, revelando que os jovens com este problema apresentam níveis de saúde mental e de bem-estar psicológico preocupantes.
Recurso 3
Partilho, logo existo
Para se perceber até que ponto alguém tem comportamento aditivo, há que ter a noção das alterações culturais que estão a acontecer e até que ponto a presença em linha ganha outra relevância para as pessoas em geral. Um livro muito interessante sobre esta mudança foi escrito em 1995 e traduzido para português em 1997. Chama-se A vida no ecrã. A identidade na era da Internet. Neste livro a psicóloga Sherry Turkle apresentava-se como entusiasta do uso das tecnologias para nos ligarmos uns aos outros. Quase 20 anos mais tarde, a autora vem apresentar uma série de reservas no seu último livro Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other.
Aqui fica a palestra que deu em 2012:
Recurso 4
Uma cultura 2.0
Cultura participativa – Artigo de Henry Jenkins, um dos principais autores a contribuir para a discussão sobre as alterações culturais associadas aos novos media e às redes sociais. Ele propõe o termo cultura participativa para destacar a importância da contribuição de cada um no espaço cultural.
Recurso 5
Competências na cultura de participativa
Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century – Neste artigo, o mesmo autor que desenvolveu o conceito de cultura participativa apresenta um conjunto de competências a serem desenvolvidas no seu seio.