Sabes participar com a tua opinião noutros espaços da rede?

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overexplorar_over

RESPONDER

Sem dúvida, é muito mais fácil “curar” um conteúdo encontrado na rede que publicar uma mensagem pessoal e original, que requer tempo e esforço. Por isso, algumas pessoas “curam” mais conteúdos da rede (partilham, reenviam, copiam e colam) do que elaboram textos próprios; desta maneira a sua identidade digital depende mais da curadoria do que daquilo que publicam, propriamente. Assim, é muito importante prestar atenção aos conteúdos que se “curam”.

Toma atenção aos seguintes aspetos para “curar” conteúdos:

  1. Escolhe um conteúdo de qualidade: que seja fiável (científico, autêntico); que provenha de fontes fidedignas (imprensa reconhecida, instituições, etc.); que seja atual; que não seja comercial. Recorda que na internet há muito lixo: falsidades, publicidade, vírus, etc.
  2. Não partilhes mensagens desrespeitosas: mensagens racistas, machistas, homofóbicas, classistas ou difamadoras, que podem magoar outros. Recorda que a ciberetiqueta não admite comentários negativos.
  3. Distingue o público do privado. Costumamos partilhar paródias, sátiras, piadas sobre políticos, desportistas, atores ou cantores famosos, porque são pessoas públicas e estão habituados a isso. Mas não é costume, nem aceitável fazê-lo com amigos ou conhecidos.
  4. Escolhe os destinatários apropriados. Em algumas redes como o Facebook, podes escolher os destinatários para partilhar conteúdos, mas noutras não, como o Twitter, por ser pública. Tem em conta isto, se não queres que qualquer um veja certos conteúdos.
  5. Escolhe os teus temas. Decide sobre que temas (política, desporto, cultura, etc.) queres “curar” conteúdos. Podes decidir “curar” apenas sobre os teus temas favoritos (BD, rap, cinema, TV, etc.), de modo a que os teus leitores saibam o que vão encontrar.
  6. “Cura” de uma maneira continuada. Vale a pena “curar” conteúdos periodicamente e de forma contínua: uma vez por semana, uma vez por mês. Deste modo os teus seguidores poderão manter o contacto com o teu perfil.
  7. Recorda que o que partilhas fica guardado para sempre. O que partilhas fica inscrito na tua biografia e o mesmo ocorre com uma mensagem ou uma publicação. Em algumas redes, poderás apagá-lo ou ocultá-lo, mas os proprietários das redes guardam tudo nos seus arquivos. Se queres evitá-lo, não partilhes conteúdos em linha.

Verifica o que já sabes!

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overexplorar_over