Sabes ler uma imagem em movimento e comunicar através dela?

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overresponder_over

EXPLORAR

Recurso 1

Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa nascida a 12 de julho de 1997 foi baleada na cabeça a 9 de outubro de 2012, quando seguia para a escola, no autocarro escolar. O ataque terá ocorrido porque os dirigentes da região onde Malala vivia proibiram as meninas de frequentar a escola durante um mês, o que Malala não cumpriu, ajudada pelo pai, que era o diretor da escola. Em 2014, já a viver com a família em Inglaterra, país em que recebeu assistência médica na sequência do ataque, Malala foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz.

Atividade sugerida: Assiste agora ao trailer de promoção do documentário He named me Malala (dirigido por Davis Guggenheim; duração de 2m 25s, legendado em português) e reflete sobre assuntos como:

  • Ponto de vista do realizador relativamente ao tema do documentário
  • Respeito do realizador pela ordem cronológica dos acontecimentos
  • Presença de imagens encenadas no documentário
  • Técnicas usadas pelo realizador:
    • Imagens em movimento do tempo presente (2013/14);
    • Imagens estáticas de um tempo passado;
    • Imagens em movimento de um tempo passado;
    • Reconstituições atuais de eventos passados;
    • Sequências com recurso a animação;
    • Entrevistas gravadas.

Recurso 2

From start to finish, DT’s definitive guide to creating and uploading Youtube videos, artigo de Brandon Widder acerca da preparação, gravação e edição de vídeos para o YouTube, usando diferentes suportes e sistemas operativos.

Recurso 3

How to Make a YouTube Video Easy to Find, vídeo (duração de 1m32s) da Howcast que explica técnicas para que um determinado vídeo de YouTube seja mais fácil de encontrar quando os utilizadores pesquisam sobre o assunto que ele aborda.

Recurso 4

How to make a YouTube vídeo using PowerPoint?, vídeo (1m22s) da Howcast que explica os passos para criar um vídeo do YouTube a partir de um ficheiro PowerPoint 2010.

Recurso 5

Fronteiras  vídeo (1m11s). Educar com e para os Media. Cidadania. Visualizar, interpretar, debater/ refletir e escrever. Promover a comunicação a partir da leitura do som e da imagem na sala de aula ou na biblioteca escolar.

Recurso 6

What is Visual Literacy?

Vídeo Toledo Museum of Art (Ohio, Estados Unidos da América) que apresenta e desenvolve o conceito de “Literacia Visual” – a capacidade de ler, entender e escrever linguagem visual.

primeira_pagina_overaprender_overparticipar_overresponder_over