EXPLORAR
Recurso 1
Wired – Artigo da revista com indicação do que deves e não deves fazer nas principais redes sociais.
Talvez já conheças algumas destas indicações mas vais certamente aprender coisas novas. Já tinhas pensado que abrir e não responder a uma mensagem pode ser bastante aborrecido para quem está a contar com uma resposta?
Recurso 2
Recurso 3
Alexa – Manter os números atualizados? O mundo das redes sociais evolui muito rapidamente. Quase não vale a pena apresentar números de utilizadores hoje, porque amanhã a diferença pode ser enorme. A competição entre grandes empresas faz muitas vezes com que redes sociais acabem ou sejam incorporadas noutras. O melhor mesmo é acompanhar sítios que fazem a monitorização destas tendências. Quando te falámos de leitura digital, explorámos a utilização do Google e de outros motores de busca. O Google continua a ser o sítio mais visitado em todo o mundo (segundo dados de 2017). Em 2014, o segundo era o Facebook, usado por mais de 1,2 mil milhões de utilizadores, sendo que o número de utilizadores da rede é quase de 3,3 mil milhões. Pode-se dizer que mais de uma em cada três pessoas que usam a rede, tinham conta no Facebook.
Consulta o “ranking” de sítios mais utilizados disponibilizado pela empresa Alexa. Verifica se estes valores ainda estão atualizados.
Recurso 4
GIFs animados – Há muitas formas de criar animações rápidas para colocar em linha. Por exemplo, o Photoshop gera uma pequena animação a partir de qualquer sequência de imagens GIF. UÉ possível e simples fazer tudo com um só toque no teu telemóvel. Basta instalares a aplicação Boomerang e poderás logo começar a partilhar no Instagram. Vê o vídeo de apresentação da aplicação.
Recurso 5
Redes de jogos de computador
- Comunidade Steam – Sítio para encontrares jogos e jogares em rede.
- LudiJogos – Sítio de partilha de jogos de computador.
Recurso 6
Redes de cinema e séries de televisão
- IMDB – Rede social com acesso a sinopses de filmes e séries e biografias de todas as personalidades do mundo dos audiovisuais.
- Movielens – Rede social de discussão e partilha de filmes.
- Rotten Tomatoes – Rede social de discussão e partilha de filmes e séries.

Recurso 7
Redes de trabalhos para a escola e eLerning
- Trabalhos Feitos – Página com milhares de trabalhos feitos por alunos para as mais variadas disciplinas.
- Lynda – Comunidade de aprendizagem com milhares de cursos, especialmente recomendada para aprender a usar aplicações complexas.
- Duolingo – Comunidade para aprender línguas.
- Edmodo – Equivalente ao Facebook, mas apenas para uso em contexto da escolar.
Recurso 8
Redes para aprender a programar
- Code – Rede com cursos gratuitos para todas as idades e tutoriais com programação por objetos.
- CodinGame – Comunidade de partilha de código para criação de jogos de computador.
- Codecademy – Comunidade de partilha e aprendizagem de programação.