EXPLORAR
Recurso 1
Paper.li – Uma forma de controlares a tua dieta mediática é criares o teu próprio jornal em linha. Parece-te difícil? O paper.li é capaz de facilitar a tua tarefa. Cria uma conta e explora a aplicação, configurando os temas que mais te interessam a ti e aos teus amigos.
Recurso 2
Facebook fires trending team, and algorithm without humans goes crazy – Artigo publicado pelo jornal britânico The Guardian, a 29 de agosto de 2016, no qual se refere que o Facebook terá decidido despedir a equipa que selecionava as notícias para os utilizadores, com a ajuda de um algoritmo. Era suposto que esse algoritmo se aperfeiçoasse, aprendendo com os humanos. Mas depois de a equipa ter sido despedida, o algoritmo não funciona como seria esperado.
Recurso 3
98 personal data points that Facebook uses to target ads to you – Artigo publicado no jornal Washington Post, a 19 agosto 2016, acerca de como o Facebook usa os dados pessoais dos utilizadores para lhes direcionar a publicidade na plataforma.
Recurso 4
Futuro dos media reside no “big data” das audiências – Artigo do jornalista Vitor Tomé, publicado no Observatório Europeu do Jornalismo (2016), acerca da importância dos dados pessoais no século XXI e da luta das empresas para que seja criada legislação flexível que lhes permita explorar o potencial desses dados.
Recurso 5
Públicos e consumos de media: o consumo de notícias e as plataformas digitais em Portugal e em mais dez países – Estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 2015.