EXPLORAR
Recurso 1
O abutre e a rapariga (Kevin Carter, 1993). Fotografia feita no Sudão. A criança estava junto de um centro de distribuição de alimentos e aguardava pelos seus pais, que tinham ido buscar comida. O abutre chegou. O fotógrafo esperou que ele se fosse aproximando. Depois de fazer a fotografia, afastou-o. A fotografia foi vendida ao The New York Times. As reações foram extremamente negativas, lamentando sobretudo que a criança não tivesse sido ajudada pelo fotógrafo. A imagem valeu um Pulitzer a Kevin Carter, mas, pouco tempo depois, perante as críticas, o fotógrafo não resistiu, entrou em depressão e suicidou-se.
Recurso 2
A Young boy sleeping with his parents (fotografia usada fora de contexto em janeiro de 2014). Depois de esta fotografia e respetiva legenda terem circulado pelas redes sociais e por alguns órgãos de comunicação social, o jornalista holandês Harald Doornbos decidiu revelar o seu contexto, o objetivo e o autor. A fotografia não é da Síria, as campas são falsas e os pais da criança estavam vivos. Apenas fazia parte de um projeto do fotógrafo saudita Abdul Aziz al Otaibi, que lamentou o uso do seu trabalho para propaganda.
Recurso 3
Photo Tampering throughout history, nesta ligação encontras 68 exemplos de manipulação de fotografias de fotojornalistas entre fevereiro de 1982 e janeiro de 2016. O sítio apresenta, porém, muitos outros exemplos, não relacionados com o jornalismo, de fotografias que foram manipuladas, algumas delas ainda antes da era da informática.
Recurso 4
L’illustration, ou comment faire de la photographie un signe, artigo de Andre Gunthert (de outubro de 2010) que explica a diferença entre fotografia de ilustração e fotografia informativa, com exemplos de manipulação.
Recurso 5
“Libération” polongé dans le noir, artigo de Brigitte Ollier publicado no jornal Libération, a 13 de novembro de 2013, que explica as razões de irem publicar uma edição sem fotografias no dia seguinte.
Recurso 6
Common Core in Action: 10 Visual Literacy Strategies, artigo de Richard Finley (de fevereiro de 2014) que explica vários métodos acessíveis para analisar imagens nos media, para evitar que sejamos manipulados por elas.
Recurso 7
Fotojornalismo – alterar ou não a imagem
Uma fotografia em contexto noticioso resume uma história e confirma o texto escrito. Dá mais veracidade à história mas, se for manipulada, pode condicionar a percepção da realidade. É esta possibilidade que se discute neste excerto (6min52s) do programa Nativos Digitais da RTP.
Recurso 8
Quando a fotografia se revela. Um desafio do PÚBLICO na Escola
Um desafio do Público na Escola a propósito da iniciativa 7 Dias com os Media.