Fanfic, o que é? Que obras te podem interessar?

Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder

APRENDER

O termo fanfic ou fanfiction resulta da abreviatura das palavras inglesas fanatic (fã) e de fiction (ficção) e pode ser traduzido para português como ficção dos fãs ou ficção-mania.

Refere-se a uma narrativa escrita que recria livremente o universo, os protagonistas, o ambiente e a trama de uma obra popular: um romance, um filme, uma banda desenhada, um videojogo. Por exemplo, os seguidores (fãs) de O Senhor dos Anéis (de J. R. R. Tolkien), da banda desenhada Naruto ou da série de televisão Lost (Perdidos) escrevem novas aventuras para as personagens dessas obras, inventando capítulos posteriores (sequelas) ou anteriores (prequelas), acrescentando elementos que não existiam no original: explicar a infância de Frodo, uma viagem de Naruto ao espaço ou uma visita dos protagonistas de Lost à vila onde vive o autor da fanfic.

Google: fanfic em português


Uma das obras que mereceu mais fanfics de sempre é a série de romances e de filmes em torno do aprendiz de feiticeiro Harry Potter.
Na prática, a fanfic escreve-se em capítulos curtos, que são publicados em sítios especializados. O autor descreve a sua obra com um título e algumas indicações para os leitores: obra em que se baseia, tema, personagem principal, etc. Os seguidores dessa obra leem cada capítulo e comentam-no em linha com os outros leitores e com o próprio autor, que pode responder. Desta forma, a publicação de novos capítulos acompanha os comentários dos próprios leitores, que podem ser de qualquer parte do mundo.

Aprende +



Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder



Last modified: Friday, 9 November 2018, 3:41 PM