Conheces obras de literatura digital que não podem ser publicadas em papel?

Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder

APRENDER

Um Kindle ou qualquer outro eReader dão-te comodidade, mas quando os usas, estás, para todos os efeitos, a ler um livro, só que o fazes através de um ecrã. Estamos a falar de literatura digitalizada.
Não se pode confundir a literatura digital com as obras literárias tradicionais que foram recentemente digitalizadas mas originalmente criadas como livros. Podes ler um romance de José Saramago num ebook ou ouvir a poesia de Pessoa recitada no YouTube, mas isso não é literatura digital.
A literatura digital é multimodal. Combina, de forma experimental e inovadora, palavras com fotografias, vídeo, áudio e hiperligações. Por isso, quebra as convenções estabelecidas dos géneros (romance, conto, soneto, ficção literária, etc.) para explorar novas fórmulas de expressão, relacionando a palavra com o audiovisual. É uma literatura recente e nova, ainda que com poucos autores e leitores.



Página do diretório de literatura eletrónica da Electronic Literature Organization.

As obras de literatura digital constituem uma aventura arriscada num mundo literário ainda desconhecido. Apela a todos os teus sentidos e ultrapassa, em muito, os limites do ecrã.



Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder



Last modified: Friday, 9 November 2018, 3:39 PM