Sabes criar o teu próprio espaço na rede para publicares o que te interessa?

Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder

APRENDER

Criar conteúdos é a forma mais completa de publicar na rede.

És tu que controlas quase todos os aspetos relevantes: decides o título, o tema, o tom, a periodicidade e o modo de publicação (texto escrito, fotografia, vídeo, áudio, etc.). De acordo com o servidor ou local em que publicas, também decides o formato (cores, composição de elementos, disposição), a fonte (tamanho, tipo) e o estilo (redondo, negrito, itálico).

Feito com Padlet

Foto de John Schnobrich em Unspalsh

Toma atenção a estes aspetos na criação de conteúdos:


Antes de publicares
Tema - Escolhe um tema da tua preferência em que possas ser criativo. De que gostas? De que podes falar? És viciado num videojogo? Colecionas fotografias pessoais? És fã de algum grupo musical, de banda desenhada ou desporto? Tens algum passatempo? Pode ser este o teu tema!
Seguidores - Quem pode estar interessado no teu tema? Quem seguirá os teus posts? Faz uma lista de interessados.
Local - Em que local podes publicar? Que sítios são visitados pelos teus potenciais leitores? Escolhe o local adequado.
Tom - A rede é um espaço de respeito e colaboração. Como podes explicar as coisas de modo útil e claro?

Durante a publicação
Posts breves - Na rede preferem-se os posts (unidades de publicação) breves: um texto sintético, uma fotografia com legenda, um vídeo com uma breve apresentação.
Textos, fotografias, ... -  Os posts devem incorporar escrita, fotografia, vídeo, áudio, ícones... um post com um só modo é menos atrativo.
Periodicidade - Publica um post por semana ou por mês, no mínimo. Não abandones o teu espaço... Só se publicares periodicamente é que terás seguidores.

Depois de publicares
Promover - Avisa os teus leitores sempre que publicares um post: envia a ligação do teu perfil (no Instagram,Twitter, Facebook ou Youtube), põe a ligação ao teu conteúdo no final dos teus emails, partilha-o pelo WhatsApp, etc.
Responder - Permite que os teus leitores comentem os teus posts. Responde aos seus comentários. Assim ficarão mais motivados para te seguirem.


Padlet

Escolhe dos ou três conteúdos que sigas na rede. Pode ser um blogue, um sítio ou um canal de vídeos ou fotografias. Se já dispões de uma criação digital da tua responsabilidade, escolhe-a para este fim. Revê os posts publicados nas últimas semanas e verifica se seguem as nove recomendações anteriores. Identifica, analisa e partilha os teus comentários sobre os conteúdos que avaliaste.

Feito com Padlet




Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder



Ler e escrever na rede
Primeira página Primeira página Primeira página  

Last modified: Friday, 9 November 2018, 3:33 PM