APRENDE + Fanfic, o que é? Que obras te podem interessar?

Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder

Aprende +

A origem da actual fanfic remonta a 1966, aquando do boom provocado pela série televisiva Star Trek: os seus fervorosos fãs, os famosos trekkers, começaram a fundar clubes e a organizar reuniões para partilharem a sua paixão pela série, vestir fatos dos protagonistas, o capitão Kirk ou o tenente Spock, aprender a língua klingon dos alienígenas ou trocar entre si novas aventuras, de criação própria, onde desenvolveram personagens e elementos secundários para a série.

Star Trek

Imagem: Wikimedia

Esses textos foram publicados em fanzines (de fan's magazine), revistas normalmente não profissionais para fãs ou seguidores de uma obra. Bastantes anos mais tarde, a chegada da rede facilitou a colaboração, a publicação e a troca em linha dessas séries.

Convém esclarecer que a fanfic não é algo novo ou recente. No decorrer da História, os clássicos populares em todas as épocas, como Homero, as tragédias gregas, o D. Quixote de Cervantes ou Os Lusíadas de Camões, foram objeto de sequelas, cópias e paródias, que divertiram os leitores. Pode dizer-se que a fanfic é apenas um formato contemporâneo e digital de literatura popular de paródia ou de apropriação de obras clássicas. O que é interessante na fanfic é que é um fenómeno juvenil relacionado com a cultura mediática, o cinema, a TV as grandes obras, que mobilizou muitos leitores e escritores à margem das convenções tradicionais.


Last modified: Friday, 9 November 2018, 3:44 PM