Wikipédia, fonte de informação necessária e suficiente?

Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder

APRENDER

Todos conhecemos a Wikipédia, usamo-la frequentemente, mas muitas vezes esquecemo-nos de certos pormenores importantes, como os seguintes:

  1. O que é a Wikipédia? É uma enciclopédia livre, multilingue e editada cooperativamente. Foi criada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger e é a obra mais popular e consultada da rede. Qualquer pessoa a pode consultar, aumentá-la ou, inclusivamente, adicionar-lhe uma entrada. Em agosto de 2018 comportava 48 milhões de artigos em 287 idiomas.
  2. Não se trata de uma ONG mundial ou de uma empresa comercial, mas de uma fundação privada sem fins lucrativos, financiada por doações provenientes de todas as partes do mundo. O seu objetivo é produzir uma enciclopédia aberta, gratuita e intencionalmente neutra.
  3. Realizaram-se muitos estudos sobre a qualidade da informação da Wikipédia, que demonstram que não tem mais erros ou imprecisões do que outras fontes. Entre outros, um estudo da conceituada revista científica Nature (2005) demonstrou que alguns artigos científicos da Wikipédia são quase tão exatos como a Encyclopaedia Britannica (Enciclopédia Britânica), uma das mais prestigiadas enciclopédias neste âmbito.
  4. Este é outro tema de debate e discussão. A enciclopédia tem uma política de ponto de vista neutro, que implica fundamentar cada facto com fontes e dados empíricos, incluir todas as perspetivas relevantes acerca das questões mais debatidas e cooperar com os vários autores para encontrar uma redação consensual. Porém, sofre com frequência ações de vandalismo nas entradas mais polémicas, que são imediatamente corrigidas.
  5. Sim, a fundação que gere a Wikipédia está a desenvolver outras ferramentas: o Wikicionário, com informação linguística sobre as línguas (definições, sinónimos e traduções), inclusive em Português; o Wikiquote sobre citações célebres; o Wikivoyage, sobre viagens; o Wikispecies, com informação sobre todo o tipo de seres vivos (animais, plantas, vírus, etc.).
Wikipédia


Se queres aprender mais sobre a Wikipédia, consulta a entrada: Wikipédia: Contacto




Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder



Last modified: Thursday, 8 November 2018, 1:46 PM