Será que és viciado nas redes sociais?

Primeira páginaAprenderParticiparExplorarResponder

EXPLORAR

Recurso 1

Olhos nas redes sociais

Very funny cartoon animation about smartphone addiction - Este vídeo mostra uma perspetiva de como pode evoluir a fixação nas redes sociais. Diverte-te e partilha.


Recurso 2

Vício no Facebook

380 mil jovens portugueses são viciados no Facebook - Aqui tens uma notícia da revista Sábado onde é apresentado um estudo sobre a adição ao Facebook em Portugal, revelando que os jovens com este problema apresentam níveis de saúde mental e de bem-estar psicológico preocupantes.


Recurso 3

Partilho, logo existo

Para se perceber até que ponto alguém tem comportamento aditivo, há que ter a noção das alterações culturais que estão a acontecer e até que ponto a presença em linha ganha outra relevância para as pessoas em geral. Um livro muito interessante sobre esta mudança foi escrito em 1995 e traduzido para português em 1997. Chama-se A vida no ecrã. A identidade na era da Internet. Neste livro a psicóloga Sherry Turkle apresentava-se como entusiasta do uso das tecnologias para nos ligarmos uns aos outros. Quase 20 anos mais tarde, a autora  vem apresentar uma série de reservas no seu último livro Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other.

Aqui fica a palestra que deu em 2012:


Recurso 4

Uma cultura 2.0

Cultura participativa - Artigo de Henry Jenkins, um dos principais autores a contribuir para a discussão sobre as alterações culturais associadas aos novos media e às redes sociais. Ele propõe o termo cultura participativa para destacar a importância da contribuição de cada um no espaço cultural.


Recurso 5

Competências na cultura de participativa

Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century - Neste artigo, o mesmo autor que desenvolveu o conceito de cultura participativa apresenta um conjunto de competências a serem desenvolvidas no seu seio.

Last modified: Thursday, 23 August 2018, 2:53 AM