Pesquisas informação de forma eficaz?

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Para isso, tens de saber procurar, navegar e avaliar informação em linha. 


 - Como se pesquisa informação na rede? 
- O que é um bom termo de pesquisa?
- Como se limitam as pesquisas?
- O que é a função autocompletar?


Pesquisamos informações muitas vezes, todos os dias ou todas as semanas: podemos usar um motor de busca, escolher um termo de pesquisa, avaliar os resultados encontrados, selecionar um e utilizar a informação para satisfazer uma necessidade.


Tudo (ou quase tudo) se encontra à distância de um clique, mas devemos 
saber como encontrar o que de facto procuramos e como distinguir o bom
(material fiável, atualizado e honesto) do mau (informação falsa ou
exagerada).

Existam várias empresas e serviços parecidos, como o Bing, o Yahoo search, o DuckDuckGo, que podem ajudar-te a pesquisar informação, mas o motor de busca mais famoso é o Google Search, que é o mais usado em todo o mundo. O vídeo How Search Works explica como funcionam os motores de busca.

A Google é uma empresa norte-americana que oferece numerosos programas e recursos na rede para todos os internautas e que ganha dinheiro a partir de várias fontes de publicidade, nomeadamente das empresas que pagam para aparecer nos resultados de uma pesquisa, para associar anúncios a serviços como o correio eletrónico, para obter informação dos hábitos dos consumidores, etc.


O que deves ter em conta para usar eficazmente os motores de busca?


a) Função autocompletar
Imagem do google no momento em que faz autocompletar

Quando começas a escrever uma palavra no motor de busca, abre-se por baixo uma janela que te sugere palavras ou expressões completas que começam com as letras que escreveste; estas sugestões vão mudando à medida que escreves mais letras ou as corriges. Esta função denomina-se autocompletar e permite:

  • Corrigir os erros tipográficos ou ortográficos;
  • Ganhar tempo, uma vez que não terás de escrever toda a palavra ou expressão, bastando-te escolher uma das sugestões;
  • Obter termos adequados ao tema que pesquisas (e que podes desconhecer);
  • Encontrar temas mais populares que outros internautas pesquisaram previamente.


Vale a pena confiar no que te é proposto, pois é bem provável que estejas
à procura de um dos termos que te são sugeridos.


b) Termo de pesquisa
A escolha deste termo é um aspeto fundamental da pesquisa, porque a informação está armazenada e etiquetada na rede de acordo com esses termos. Por isso, um termo adequado oferece resultados precisos e diretamente relacionados com o que se procura, enquanto um termo errado ou demasiado genérico leva a resultados irrelevantes e a uma imensa perda de tempo.
 
Alguns conselhos para a escolha do termo de pesquisa:
  • Preferir palavras mais específicas (fémur ou pardal) às gerais (osso ou pássaro);
  • Evitar caracteres especiais (acentos, trema) e sinais de pontuação (vírgula, ponto);
  • Evitar palavras de valor exclusivamente gramatical (artigos, preposições) ou de sentido vago (coisa, tema);
  • Usar símbolos específicos, como $ para pesquisar o custo de algum produto;
  • Testar os vários resultados obtidos numa pesquisa, combinando os pontos anteriores.

c) Operadores booleanos

Os motores de busca usam vários códigos ou símbolos que permitem limitar a pesquisa e obter resultados mais precisos. Algumas sugestões práticas:

  • Combina termos de pesquisa (por exemplo, iogurte e kefir) para encontrar resultados em que essas palavras apareçam em qualquer posição e ordem;
  • Usa as aspas (por exemplo, "iogurte kefir") para encontrar resultados que contenham exatamente essas palavras e pela mesma ordem;
  • Usa a expressão OR (por exemplo, iogurte OR kefir) para encontrar resultados com uma ou outra palavra;
  • Usa o asterisco (por exemplo iogurte*) para encontrar resultados que contenham a palavra iogurte com qualquer outra especificação;
  • Testa os exemplos anteriores ou experimenta outro tema do teu interesse nos domínios da música, do desporto, dos jogos ou da banda desenhada.


d) Parâmetros de pesquisa

Captura de interface de pesquisa avançada no google

Os motores de busca permitem realizar pesquisas avançadas em que, para além de escolher um termo de pesquisa, podes definir algumas características dos resultados, como as seguintes:

  1. a língua;
  2. o formato do resultado (html, pdf, doc);
  3. a data em que o resultado foi publicado;
  4. o lugar (país) de origem do recurso ou o domínio, etc.


 Em suma:
A utilização de motores de busca é uma tarefa muito mais complexa do que 
parece.
Se aprendermos a usar estes motores de maneira eficaz, ganharemos tempo e ficaremos mais bem informados.
Last modified: Thursday, 8 November 2018, 1:36 PM